4 dicas para diminuir seu CAC.

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CAC (custo de aquisição de clientes) é uma das métricas que precisam ser analisadas para um melhor funcionamento de sua empresa.

Entender que você tem estatísticas para serem analisadas, e que servirão de base para tomadas de decisão da empresa é imprescindível.

E o CAC é uma das estatísticas que faz mais diferença na sua empresa.

Nós listamos 4 dicas para diminuir seu CAC que vão ajudar seu negócio a voar mais alto.

Acompanhe este artigo até o final e aprenda como diminuir seu CAC.

O que é CAC?

Primeiramente, quero te explicar o que é CAC e como ele interfere nas finanças da sua empresa.

CAC é a sigla para custo de aquisição de cliente, que quer dizer o que o nome sugere.

É quanto cada pessoa custou para se tornar seu cliente.

Esse valor é feito baseado no seu investimento em mídia, prospecção e outras formas de conquistar novos clientes.

A conta para isso é muito simples:

Se você fez uma ação publicitária de 10 mil reais, e conquistou 100 novos clientes.

Sua conta é simples, você precisa dividir 10.000 por 100.

O seu resultado será 100.

Ou seja, o custo de aquisição de cliente (CAC) desta campanha foi de 100 reais.

Essa métrica é muito importante para entender qual tipo de ação traz o melhor resultado.

Porque se uma ação publicitária custou 1 mil reais, e retornou 5 clientes.

Ela saiu mais cara que uma ação publicitária que custou 30 mil reais, mas retornou 50 clientes.

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas pensam apenas no valor da campanha e acabam fazendo investimentos inadequados.

O que o CAC ajuda a mostrar?

A análise do CAC vai te ajudar a mostrar alguns dados que outras análises não vão mostrar, como:

  • Entender as práticas comerciais e seus custos, e avaliar se valem a pena baseado no resultado que trazem;
  • Monitorar o desempenho do setor comercial ao longo do tempo;
  • Avaliar o CAC em relação ao ganho obtido em cada cliente;
  • Fazer estratégias para aumentar o desempenho em vendas.

Você já percebeu que analisar o CAC é muito importante.

Agora, você vai descobrir como fazer para diminuir o CAC para sua empresa.

Como reduzir o CAC?

No mercado de corretoras de seguros, as variantes que impactam no CAC são bem específicas.

Então, as dicas que vamos usar para diminui-lo serão bem claras.

Automatize processos

A produtividade é uma das partes mais importantes para construir um CAC baixo.

A maior parte do trabalho, em uma corretora de seguros, depende da eficácia das cotações e do envio de propostas.

Por isso, ter recursos que otimizam esses procedimentos podem baixar significativamente o CAC da sua empresa.

Utilizando Marketing de Conteúdo

Um dos grandes fatores para aumento de CAC é o gasto exorbitante em publicidade.

Isso acontece porque muitas campanhas publicitárias têm um pequeno retorno financeiro.

Então, utilizar a Internet e os meios de tráfego gratuito que ela oferece, pode ajudar muito a baixar o CAC da sua empresa.

O Marketing de Conteúdo é uma dessas estratégias de tráfego orgânico.

Ele consiste em criar conteúdo educativo para sua audiência, e fazer sua marca conhecida através dele.

Com esse conteúdo postado das formas corretas e nas plataformas certas, sua empresa pode conquistar muitos novos clientes até de graça.

Otimizando sua publicidade

Muitas empresas ainda trabalham com métodos tradicionais de prospecção.

Esses métodos não costumam mais trazer tanto resultado, e você acaba jogando dinheiro no lixo.

Por isso, é importante mudar seus processos de prospecção para estratégias de marketing digital.

Você precisa estar onde o seu cliente está, e o mundo inteiro está na Internet.

Utilizar campanhas de marketing digital em plataformas como Google Ads e Facebook Ads podem trazer um resultado muito expressivo.

E como tudo na Internet, a conversão e a geração de leads é muito mais rápida e eficaz.

Por isso, mudar o foco das prospecções para o online é um bom caminho para diminuir o CAC consideravelmente.

Trabalhe com indicações

Não existe um marketing melhor que o, bom e velho, boca a boca.

Essa estratégia antiga é a que mais converte clientes.

Isso acontece porque indicações de amigos, conhecidos e parentes causam um efeito muito grande na confiança do seu lead.

Ele se sente muito mais a vontade seguindo um conselho de um amigo, do que após ver um anúncio na televisão.

Por isso, prestar um ótimo atendimento e oferecer uma comissão sobre vendas para seus atuais clientes, é um caminho para diminuir muito seu CAC.

Existem clientes que são tão bem atendidos, que acabam te indicando novos clientes de graça.

Simplesmente, pelo prazer de te agradar. Porque teve o gatilho da reciprocidade ativado.

E aí, o CAC sai por 0.

Diminua seu CAC

Ou seja, existem muitas formas de diminuir seu CAC e aumentar os lucros das suas vendas.

Coloque cada uma dessas dicas em prática e melhore os resultados da sua corretora.