A importância de uma boa gestão dos seus sinistros

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Se você já é do mercado de seguros, você sabe muito bem o que são os sinistros. Mas se tiver algum leigo lendo esse texto, vou deixar uma explicação bem rápida sobre o que são os sinistros e já partimos para a importância de uma boa gestão deles.

Bom, então o que seria esse tal de sinistro? Basicamente o sinistro é qualquer evento negativo que você possa ter em sua vida.

Os seguros surgiram justamente para poder amparar o cidadão quando ele passa por um sinistro, que pode ser uma batida de carro, uma doença, um assalto e até mesmo a morte.

Mas então, o que seria fazer uma gestão desses eventos? Isso é uma coisa que se aplica para as seguradoras e corretoras de seguro, e tem como objetivo reduzir de maneira significativa diversos custos operacionais.

A lógica é a mesma do gerenciamento de risco utilizado por transportadoras e outras empresas que trabalham em mercados mais arriscados.

Existem inúmeras vantagens em ter uma parte da tua equipe focada na gestão dos sinistros. Além de permitir um atendimento mais rápido para o cliente que sofreu essa eventualidade, você consegue colher bastante conhecimento sobre a carteira de clientes da companhia.

Quando você sabe qual o perfil de clientes que procuram sua empresa, automaticamente você pode ajustar a postura da companhia na hora de gerir sinistros futuros. Otimizando tempo e reduzindo custos.

Muitas corretoras tem um departamento especializado em gestão de sinistros, o que facilita muito a vida do corretor. Pois ele fica despreocupado em relação ao atendimento que o seu cliente irá receber, isso sem contar o fato de que sempre haverá um especialista pronto para resolver problemas que possam surgir durante o processo.

Algo de extrema importância para ter uma boa equipe de gestão de sinistros é ter dentro do time pessoas que sejam boas em se relacionar com os clientes.

Criar uma boa relação entre seguradora e segurado faz com que todo processo corra de forma mais leve, o que é essencial em momentos traumáticos para o cliente.

Além de ser um método de fidelização, deixar o cliente confortável faz com que ele colabore mais com sua empresa e ainda recomende você para seus amigos e familiares.

E esse processo de engajamento com o cliente deve acontecer desde o momento em que o corretor está tentando vender o serviço para a pessoa.

É interessante que se crie simulações para explicar ao cliente como um ministro é administrado caso ele venha a ocorrer, isso aumenta a confiança e credibilidade de sua empresa. Sem contar que se em algum momento ele realmente vier a acontecer, o cliente já sabe como proceder.

Outro ponto extremamente importante é criar um canal de comunicação com o cliente, para que o segurado não tenha dificuldade alguma na hora de entrar em contato com as pessoas corretas em uma eventual emergência.

Honestidade, transparência e integridade são fatores que uma seguradora deve entregar muito além do serviço que foi contratado. Isso tem um peso gigantesco na hora do cliente tomar a decisão de continuar ou não trabalhando com sua empresa.

Ter uma equipe focada em gerir sinistros é importante para:

-Organizar e integrar diferentes tipos de dados

-Analisar e planejar respostas a eventos

-Modelar e mobilizar equipes para sinistros

-Gerenciar seu desempenho e relacionamento com o cliente

Existem empresas que fornecem softwares específicos para auxiliar na gestão de seus sinistros, isso pode ajudar a reduzir custos já que com um software auxiliando você não precisaria de uma equipe grande.

Geralmente esses softwares te fornecem informações como:

-Visibilidade de todo o processo de sinistro na plataforma.

-Informação precisa do orçamento de complementos de sinistro.

-Controle de avarias com checklist digital e recursos de imagem.

Esses dados são uma mão na roda para as seguradoras poderem se organizar em situações como essa. Assegurando que as tarefas sejam cumpridas no momento certo e aumentando a produtividade pelo fato de reduzir a necessidade de pesquisar várias informações.

Com base em tudo que foi visto, não restam dúvidas de que uma boa gestão de sinistros é essencial para a sua corretora e seguradora, além de só trazer benefícios ao cliente.

Se você busca pelo sucesso no mercado de seguros, saiba que esse sucesso passa por uma boa gestão de seus sinistros.