Como utilizar o WhatsApp para falar com clientes de corretoras de seguro?

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Fazer publicidade pelo WhatsApp é uma técnica cada vez mais usada pelas empresas no Brasil.

É verdade que o Whatsapp, usado da forma correta, pode trazer ótimos resultados para sua empresa.

Pode te ajudar a conquistar clientes e até fidelizar clientes antigos.

Mas caso você utilize de forma errada, você pode tornar sua ação incômoda e extremamente invasiva.

O que pode levar à punições, e até mesmo o banimento do aplicativo.

Então, se você tem dúvidas do que deve ou não fazer, quando quiser começar a fazer algum tipo de propaganda ou captação de clientes na sua corretora, leia este artigo até o final.

No final do artigo, ainda vou te explicar como usar o aplicativo da melhor forma possível, para conquistar novos clientes.

Prospectar clientes pelo Whatsapp e sua inconveniência

Há alguns anos atrás, não existiam redes sociais e nem mesmo o Whatsapp.

Na verdade, nem precisamos pensar tão longe assim, não é?!

Apesar de se comunicar pelas redes sociais e pelo Whatsapp ter se tornado um costume nas nossas vidas, não faz muito tempo que é assim.

Antes da existência desses meios, o e-mail era a principal forma para se comunicar com clientes, leads, companheiros, parceiros e até mesmo com familiares e amigos.

Era o meio mais pessoal que existia na Internet.

Na verdade, ele ainda é bem pessoal, mas acabou perdendo espaço para as redes sociais e o WhatsApp.

Mas o que eu quero te lembrar, na verdade, é de quando você recebia e-mails promocionais ou mensagens de empresas que você nem conhecia.

Nesse tempo, você ficava se perguntando como eles tinham conseguido seu contato.

Se lembra disso?

Então, quando você manda uma mensagem pelo WhatsApp para alguém, sem permissão, a sensação é a mesma.

As pessoas se sentem invadidas, porque não autorizaram receber mensagens por aquele meio tão pessoal de comunicação.

O número de celular é bem mais pessoal que o fixo.

Você não o encontra em lugar nenhum, somente se alguém te der.

Por isso, tome cuidado para não ser extremamente invasivo, tentando fazer o mesmo que o telemarketing faz há anos, pelo WhatsApp. 

Você pode tomar essas punições.

O Marco Civil da Internet foi elaborado com o intuito de proteger a privacidade das pessoas.

Há pouco tempo atrás, a Lei Geral de Proteção de Dados alterou esse objetivo, e deu mais rigor.

O texto da lei é bem claro para mostrar que os dados pessoais só podem ser usados com consentimentos e para fins específicos.

Isso quer dizer que uma autorização para cadastro, não serve para envio de propaganda.

Hoje em dia, existem algumas empresas que são especialistas em publicidade e propaganda pelo Whatsapp.

Elas têm bancos de dados de clientes e enviam conteúdo informativo e comercial, mediante pagamento.

O problema é que a simples manutenção desse banco de dados já é considerada contravenção.

O Código de Defesa do Consumidor é usado pelos órgãos de proteção do consumidor para invalidar essa prática

Apesar de o Código ter sido feito antes da Internet, por isso não ser tão específico, existem termos que protegem o consumidor contra essas práticas.

E ainda tem mais, caso um usuário denuncie diretamente para o aplicativo, seu perfil pode ser banido da rede.

Então, o melhor a fazer é mandar publicidade apenas para leads que se inscreveram propriamente para receber suas novidades comerciais e mensagens.

Para conseguir clientes que se inscrevem para receber suas novidades, você pode utilizar algumas estratégias como:

  • Blog;
  • Landing Pages;
  • Redes sociais.

Criando conteúdo de valor nessas plataformas, você consegue disponibilizar formulários para que os leitores preencham os dados, caso tenham interesse em receber mais dicas.

Usando o WhatsApp da forma certa

Utilizar o WhatsApp para negociar e se relacionar com o cliente é muito válido.

Contanto que a conversa tenha começado através de outro contato, e você foi previamente autorizado a falar pelo WhatsApp, não há nenhum problema.

É até bom que você execute, porque aproxima muito o relacionamento e melhora a experiência do cliente.

Vou te mostrar algumas formas de usar o WhatsApp para interagir com seus leads e clientes. 

Grupos 

Construir grupos é uma estratégia muito utilizada.

Você pode chamar seus clientes e leads para participarem de um grupo, para os manter informados sobre novidades de segurança e proteção, por exemplo.

Quando colocar conteúdos relevantes no grupo, os cientes vão adorar, interagir e gerar um maior envolvimento com você.

Listas de transmissão

Alguns usuários não são muito adeptos de grupo.

Então, você pode utilizar as listas de transmissão, que permitem enviar mensagens para vários contatos de uma vez, de forma coletiva ou privada.

WhatsApp business

O WhatsApp lançou recentemente sua versão comercial.

Com ela, você pode criar um perfil da sua corretora no aplicativo e enviar mensagens do número da corretora e não do seu pessoal.

É uma forma de mostrar mais profissionalismo e passar mais credibilidade para sua corretora.

Além de ter algumas opções específicas.