Ouça seu cliente. Ele vai te dizer o que quer

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Por muito tempo, as empresas não se preocuparam com o que os clientes queriam.

As estratégias de marketing tinham o foco, apenas, em mostrar os produtos e oferta para os clientes.

Essa estratégia “sempre deu certo”, até porque as métricas no mercado off-line são limitadas. Mas tudo mudou com a Internet.

Na Internet, o contato com o cliente é muito mais próximo. E as críticas a essa estratégia de marketing começaram a aparecer.

A solução precisava acontecer, e os empreendedores começaram a se movimentar para isso.

Qual seria a solução para contornar esse problema, dos clientes reclamando que as empresas não se preocupam com eles?

Acompanhe este artigo até o final para entender.

Escutando seus clientes

A principal mudança que a Internet trouxe, para o mundo dos negócios, foi aprender a escutar o cliente.

As redes sociais e os blogs tornaram isso muito mais possível.

Se antes, os clientes só conseguiriam entrar em contato com as empresas através de caixas de sugestões.

Hoje, com um simples clique, o cliente consegue falar com um gestor da empresa.

Isso possibilitou identificar as principais falhas e com isso, construir algumas mudanças.

A forma de se conectar ao cliente foi uma das principais mudanças.

Se antes, as campanhas de marketing eram focadas em mostrar ofertas e produtos.

Hoje, a criação de conteúdo é a principal estratégia utilizada para atrair e fidelizar clientes.

O Inbound Marketing foi o principal responsável por isso.

Essa estratégia de Marketing foca muito mais no cliente que na empresa.

A ideia principal é impactar as pessoas com conteúdos relevantes, para que elas se sintam mais confiantes e se aproximem da sua empresa.

Essa forma interessante de atrair clientes revolucionou o modo de fazer negócio.

E hoje, mais do que nunca, as pessoas já não se sentem tão a vontade com empresas que interrompem seu dia para dar alguma oferta.

Para construir essa estratégia, o principal caminho foi ouvir os clientes e entenderem o que era bom ou ruim para eles.

Os clientes são as principais engrenagens de um negócio, e precisam ser ouvidos.

Formas de ouvir seu cliente

Muitos empreendedores já entenderam que precisam ouvir seus clientes para ter sucesso.

Mas muitos outros ainda não entenderam a melhor forma de fazer isso.

O interessante é que não tem segredo, e pode variar muito a sua forma de ouvir seu cliente.
Tudo vai depender da forma como você interage com seu cliente.

Uma boa estratégia em blogs é abrir espaços para comentários e perguntas em suas postagens.

Mas se seus principais campos de atuação são as redes sociais, o ideal é que você faça enquetes e perguntas para descobrir a opinião do seu público.

O Instagram é a principal rede social de negócios e oferece muitas boas ferramentas para ouvir seu público.

  • Caixa de perguntas;
  • Enquetes;
  • Quiz;
  • Comentários.

Estas são algumas das ferramentas que o Instagram disponibiliza para que você escute seu cliente.

O Facebook têm suas formas de ouvir. O LinkedIn têm suas formas de ouvir.
O YouTube têm suas formas de ouvir.

Cada rede social e plataforma da Internet possui sua própria forma de ouvir seu cliente.

É importante que você utilize cada uma delas, para ter maior proximidade
com ele.

Por que ouvir seu cliente?

O cliente é a principal engrenagem do seu negócio.

O objetivo final de qualquer negócio é a venda. Seja a venda de produtos ou de serviços.

Tudo que fazemos, desde a administração até as estratégias de marketing, é direcionado para a conversão em vendas.

Por isso, é necessário ouvir o cliente e entender o que ele precisa ou quer.

Somente o cliente pode te ajudar a validar uma estratégia.

Somente o cliente irá te direcionar o melhor caminho para ser agradado.

Se você tiver as estratégias certas e souber pedir essas informações, o cliente te dará de mão beijada.

Porque, na verdade, ele quer apenas ser agradado e se sentir importante. E quando uma empresa que ele consome pede sugestões, é tido como uma honra sem tamanho.

Então, crie estratégias e artimanhas para ouvir aquilo que seu cliente tem para dizer.

Seu bolso agradece e sua empresa também.

As empresas que escutam seu cliente tem a reputação muito melhor.

E o cliente, normalmente, chega num nível acima de “apenas cliente”. Ele se torna fã e defensor da sua empresa.

Essa é uma das principais conquistas que um empreendedor pode ter.

Os caminhos a seguir são simples, agora basta sua execução para cultivar uma legião de fãs da sua marca.

Saiba como a Moshe utiliza a inteligência artificial!