Quando e por que implantar o software de gestão?

Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, conhecidos como ERP, dão suporte às organizações em termos administrativos, financeiros, comerciais, entre outros setores específicos de cada caso.

Com eles é possível realizar o planejamento estratégico, controlar os custos e otimizar diversos processos internos unificando as informações internas e possibilitando assim uma gestão otimizada.

Além disso, a partir da integração promovida pelos sistemas ERP é possível fundamentar tomadas de decisões necessárias para o crescimento do negócio. Estas são apenas algumas das vantagens que este software oferece as organizações. Os motivos pelos quais implementar um ERP são diversos, entretanto muitas empresas ponderam com relação a seus custos no início durante o início da operação.

Quando?

O fato é que raramente as empresas começam suas atividades já com um software de gestão empresarial para acompanhar seu funcionamento. Esta decisão com relação a sua implementação ocorre algum tempo depois, muitas vezes quando a situação da empresa começa a fugir do controle, seja com relação a integração entre os setores ou à dificuldade de acesso as informações das diversas áreas.

Confira algumas dicas sobre qual é o momento adequado de implementar um sistema ERP e quais os benefícios ele trará para sua organização.

Se você é um gestor ou empreendedor existem algumas perguntas que podem auxiliar a identificar o momento adequado de implementar um ERP. Primeiramente é preciso se questionar sobre o funcionamento geral de seu negócio. Você acha que poderia melhorar? Tem perspectivas de crescimento? Os clientes são bem atendidos? A partir daí já é possível obter alguns indicadores e determinar quais áreas da empresa precisam otimizar suas atividades.

Feito isso, é preciso checar setores mais específicos. Você tem acesso as informações necessárias para a tomada de decisões de forma rápida, atualizada e segura? Seu fluxo de caixa está sob controle e bem planejado? A qualidade do atendimento reflete no processo de vendas? Como está o controle de estoque? Isso varia de acordo com a área de atuação de cada empresa.

Por fim, para identificar o melhor momento de se implementar um sistema ERP é preciso pensar sobre custo benefício. Quanto dinheiro está sendo perdido em processos mais lentos e não integrados? Qual é o montante disponível em caixa existe para implementar o software? Você já guardou o suficiente para investir em uma solução ERP? Ou precisa se planejar para economizar? O sistema ERP certamente irá trazer diversos benefícios, além de vantagem competitiva a seu negócio, mas será necessário investir na solução.

Por quê?

Se sua empresa ainda não apresenta problemas nestas áreas e ainda assim você considera a implementação de um sistema ERP saiba que sua gestão estará dando um importante passo para basear-se em informações concretas e integradas, não em suposições ou tendências.

Para crescer mantendo a qualidade dos processos é fundamental unificar as atividades dos diversos setores de seu negócio. São inúmeras vantagens que o software trará para a organização. Dentre eles destaca-se a eliminação de redundâncias e consequentemente maior produtividade, a confiança e segurança das informações, dados e análises demonstrados por meio de relatórios automatizados.

Outro benefício é a padronização dos procedimentos operacionais que com o tempo promove também a redução do tempo gasto nas atividades, assim como a redução de estoques, custos e riscos gerais inerentes ao empreendimento.
E agora você já sabe se é o momento certo de implementar um sistema ERP em sua empresa? Lembre-se de não deixar para pensar no Sistema Integrado de Gestão Empresarial quando a situação estiver fora de controle! Garanta o crescimento estratégico e planejado de seu negócio!