4 erros para evitar perder clientes em tempos de crise

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em tempos de crise, perder clientes é algo extremamente prejudicial para qualquer empresa. Para corretores esse problema é ainda maior, por termos um mercado totalmente competitivo onde os serviços prestados são similares. Para se sobressair é necessário ter consciência que o cliente quer um atendimento humanizado, com foco em suas reais necessidades.

Por mais estagnado que o mercado esteja em tempos de crise, o relacionamento com o cliente continua. O setor de vendas de qualquer empresa é estratégico e se essa área não tiver um foco e planejamento alinhado com os objetivos do negócio, provavelmente sofrerá mais durante esse período. Em um mundo sem barreiras entre o on e o off, o cliente se relaciona com outras inúmeras ofertas de produtos, soluções e serviços. Para o cliente o momento de contratar um serviço é o momento da experiência em todos os âmbitos da compra, portanto para evitar esse problema, trouxemos 4 erros que prejudicam no andamento de um orçamento ou no processo de fidelização do cliente, confira:

1 – Tratamento inadequado

Em um momento de crise econômica as pessoas mudam o comportamento. Com a inflação mais alta e a renda apertada, o consumidor B2B ou B2C vai pensar duas vezes antes de fechar uma negociação ou compra. Mas isso não significa que você ficará sem vender. Em um momento em que o cliente está mais criterioso com seus investimentos, é hora de reforçar com sua equipe de vendas a necessidade de tratar bem o cliente. Neste cenário é importante fazer com que o cliente se sinta seu parceiro. Mostrando que a empresa está preocupada em satisfazer a sua necessidade e não só em empurrar uma venda.

2 – Falta de proatividade nas soluções

No mundo corporativo a proatividade significa trazer soluções. Os problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos e os clientes em períodos de crise procuram empresas que resolvam as questões de maneira objetiva.

O que seu cliente precisa? E como você pode ajudar?

Faça sempre seu melhor para mostrar proatividade nas solicitações, dessa maneira seu cliente cria a percepção de você é mais do que um consultor e sim um parceiro.  

3 – Ausência de feedbacks

O feedback é um dos retornos dado ao cliente que adquiriu seu produto ou estão caminhando para esse processo. Evite demorar nas respostas para o cliente, quando você dá o retorno rápido o cliente se sente especial. Caso não tenha a resposta naquele momento ou precisa de mais tempo para conseguir uma resposta, alinhe com o cliente o prazo que retornará, mas não esqueça de sempre ir retomando o assunto e informando que ainda está trabalhando nessa resposta.

Ações simples, como uma mensagem no WhatsApp ou o envio de um e-mail, suprem a necessidade do feedback e com isso o cliente se sente valorizado e sua corretora conquista maior valor agregado.

4 – Desinteresse no cliente

Desinteresse em falar com o cliente, responder e-mail, retornar um contato, displicência e ausência de comprometimento são atitudes que ficam muito claras para o cliente e, quando ele percebe isso, o interesse dele também muda e sua corretora pode perder o orçamento e até o cliente. O contato do corretor e educação em todos os canais de comunicação são fundamentais para estabelecer uma relação de confiança com sua carteira de cliente e, também para prospecção de novos clientes.

Talvez o principal ponto que queremos ressaltar é que você já conhece seu cliente, ou então está começando a conhecer seu prospect, por entender qual suas necessidades e quais as melhores soluções e o histórico de cada é possível prestar um atendimento de excelência e evitar a perda do cliente.

Como tempo é dinheiro, é importante focar em reconquistar clientes que já possui e manter por perto a base de clientes existentes. A reclamação é geral em tempos de crise, os clientes sumiram! Para sobreviver e até crescer nesse cenário, é preciso se posicionar no mercado e manter os clientes é o primeiro passo.