4 tendências da transformação digital em 2021 para corretora de seguros

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O mercado de seguros não passou ileso pela turbulência provocada pela pandemia da Covid-19. Assim como em diversos segmentos foi possível verificar uma mudança de comportamentos, corretora de seguros que tinham sites bem simples ou até mesmo quem não tinha rede social, hoje dependem desses canais para gerar mais leads e alcance da sua marca. Além disso, muitos corretores que até o início da pandemia tinham o contato presencial ou a distribuição de materiais impressos, como os principais recursos de comunicação com clientes e leads, se viram nos últimos meses obrigados a mudarem sua mentalidade. Esse cenário todo somente acelerou a tendência sobre a transformação digital, você pode baixar nosso material sobre transformação para corretora de seguros.

A nova realidade do corretor passou a ser realizada remotamente, por meio de ferramentas digitais. O home office é uma das tendências que veio para ficar além de 2020 e diante desse cenário os corretores de seguros aprenderam uma nova maneira de trabalhar, com mais autonomia, flexibilidade e ao mesmo tempo mais disciplina. O gerenciamento da corretora também é um requisito importante para essa mudança e conta com auxílio da tecnologia ao utilizar um sistema de gestão.  

Com 2020 chegando ao final, trouxemos as 4 principais tendências digitais que irão impactar fortemente sua corretora de seguros. Se prepare para o ano que vai começar nas próximas semanas e antecipe sua estratégia para não perder vantagem competitiva.

4 tendências digitais em 2021 para corretora de seguros

1- LGPD: Embora o mundo digital permita uma comunicação mais fluida, em 2021 as empresas precisarão cada vez mais justificar como realizam o tratamento dos dados de seus usuários. Isso ocorre porque, sendo negado o consentimento pelos usuários, o tratamento dessas informações passam a ser ilegais. Seja você um corretor autônomo ou uma franquia de corretoras é fundamental estar dentro da lei. Portanto, um ponto de atenção, caso você ainda não tenha implementado em sua empresa é a adição de políticas de privacidade, além de um sistema de gestão que tenha o módulo de LGPD, que possibilita a entrada de leads autorizados. Se quiser sair na frente e saber mais, conheça nossa solução Gestão, Multicálculo e LGPD;

2- Inteligência artificial para propostas: Nos últimos anos o setor de seguros resolveu investir na automatização do atendimento ao cliente. Dessa maneira o lead quando realiza um preenchimento de orçamento, o multicálculo realiza a cotação e faz a transmissão da proposta de seguro diretamente com as seguradoras. Prático e simples, o sistema corresponde de maneira automatizada para facilidade e trazer maior agilidade para o corretor de seguros, que pode focar no tempo disponível em prospectar outros clientes ou fazer atendimento da sua carteira. 

3- Sua corretora em nuvem: Para algumas empresas ainda é real ter pilhas e pilhas de documentos, cadernos com contatos ou até mesmo contratos impressos. Esse cenário mudou com a chegada de plataformas e sistemas que permitem que cada processo seja realizado de forma digital. Seja salvar uma documentação em nuvem, acompanhar sua corretora pelo aplicativo de celular, além da fácil integração das propostas com as seguradoras via web-service. Essa é uma tendência cada vez mais forte e mesmo com a aceleração da pandemia no começo de 2020, no próximo ano veremos mais processos sendo realizados digitalmente. 

4- Transações 100% Online: Todas as quatro tendências citadas até aqui ajudaram a consolidar cada vez mais uma prática que continuará ganhando cada vez mais força no setor de seguros em 2021 e por toda a década. Se estamos mesmo em um futuro remoto, a contratação de seguros 100% online é um caminho sem volta. Ou seja, quem não se adaptar vai ficar para trás. Nesse novo cenário, corretoras que possuem um software de gestão ganham destaque por oferecer tudo o que é necessário para quem quer contratar um seguro, sem sair de casa. 

Essa é a principal tendência e os gestores usarão cada vez mais plataformas digitais para atrair clientes e fechar vendas, enquanto os clientes dão preferência para corretoras que realizam todo o processo de maneira digital, sem necessitar se deslocar até o escritório para assinatura de contrato ou encaminhamento de algum documento. Será cada vez mais comum usar a inteligência artificial para indicar o seguro perfeito de acordo com cada perfil. Outra vantagem do ambiente digital é sempre disponibilizar atendimento e suporte por telefone, chat ou até mesmo WhatsApp.

Com a adoção dessas tendências, que já estão se tornando padrão, o setor de seguros conseguiu transformar crise em oportunidade. Portanto, em meio a constantes mudanças, é fundamental começar a transformação digital em sua corretora de seguros. Converse com um de nossos especialistas e descubra como os softwares da Moshe podem te ajudar.