4 tendências em software de gestão para corretoras de seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A transformação digital revolucionou todos os mercados, para as corretoras de seguros surgem tendências a cada ano. Em um cenário atual de extrema competição é fundamental que os corretores usem as melhores estratégias para fortalecer a relação com seus clientes e as ferramentas digitais auxiliam nesse processo.  

O uso da tecnologia impacta diretamente em todos os processos de trabalho e é também um dos principais aliados no processo de expansão e crescimento das corretoras. Mesmo sendo um segmento conservador, implementar a automação é um fator que gera maior economia de tempo e melhor uso dos recursos financeiros para rodar sua operação. Com essas novas tendências acontecendo em um período tão competitivo e difícil, separamos as 4 tendências em software de gestão para corretoras de seguros, confira:

1 – Aplicativo para smartphone

Os aplicativos auxiliam os corretores a atuarem no mundo digital, estando conectado 100%. É um novo canal de trabalho em que o corretor não precisa estar presencialmente na empresa, podendo resolver os processos de maneira ágil e prática. Com o app para celular, o corretor pode realizar seu trabalho em qualquer lugar a qualquer hora. Tudo na palma da mão e com maior rapidez.

2 – Armazenamento de dados na nuvem

Os corretores possuem quantidades expressivas de dados, em função das informações e documentos que recebem e geram para os clientes. Armazenar arquivos em nuvem significa ocupar um espaço virtual, facilitando o volume de papeis, pastas ou arquivos desnecessários. Desta maneira você garante que todas as informações importantes estejam em segurança, além de poder acessar os documentos em qualquer lugar que esteja. Com maior flexibilidade, também surgem novas oportunidades.

3 – Inteligência artificial para as propostas

A adoção da inteligência artificial por corretoras de seguros, traz maior assertividade no momento de montar uma propostas. Graças aos algoritmos de análise de comportamento, o corretor pode entender melhor o perfil de cada consumidor, personalizar planos e oferecer vantagens a quem é mais cuidadoso. Anteriormente as corretoras avaliavam o perfil dos consumidores com base nos dados preenchidos na cotação. Isso fazia com que as pessoas mentissem na hora do preenchimento, conseguindo uma avaliação de menor risco.

4 – Processo totalmente online

Capaz de aproximar o corretor do cliente, a tecnologia é um dos primeiros itens apontados entre os principais interesses de investimento das empresas do setor de seguros. Qualquer corretor com conexão a internet pode montar uma proposta, enviar para o cliente e fechar a venda a qualquer hora e lugar. Uma da principais tendências, que foi acelerada por conta do Covid-19 é tornar os processos online. Desta forma a corretora de seguros promove uma infraestrutura elástica, capaz de se adaptar aos diferentes volumes de demanda. Outro ponto importante é que os principais provedores, já implementaram camadas de segurança em suas estruturas, auxiliando as empresas na proteção de dados.

Nós mesmos como consumidores somos responsáveis pelos avanços de aplicativos, como Uber, Netflix, Waze, Airbnb entre tantos outros. Isso mostra que a inovação já está presente no mercado de seguros e as corretoras precisam se aliar, se quiser crescer com foco na experiência do cliente. Desta maneira a mobilidade dos corretores, a simplificação do processo de gestão e a segurança das informações são os principais pontos positivos para a implementação do software de gestão para sua corretora.