Aumentando os resultados da sua corretora em tempos de home office

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Há mais de 60 dias o trabalho remoto foi uma das principais soluções implementadas por corretoras de seguros de todo o Brasil. Muitas corretoras não possuíam uma política de home office e enfrentaram diversos desafios. Apesar de parecer simples na teoria, muitas pessoas ainda não estão preparadas para superar obstáculos que a modalidade impõe, principalmente quando se trata de separar vida pessoal, da vida profissional. Neste momento em que o distanciamento social é necessário, manter a equipe próxima e engajada se torna ainda mais importante para atingir bons resultados nos negócios.

Com a restrição de pessoas na rua, com objetivo de evitar aglomerações e a propagação do vírus, a chegada do Covid-19 antecipou algumas medidas e a tecnologia se fez uma alternativa para que o corretor de seguros se mantenha ativo e produtivo. As empresas estão investindo seus esforços para se adaptar ao novo normal e nessas horas todos os detalhes fazem a diferença. Para obter resultados positivos e evitar a queda da produtividade, é necessário ter muito empenho para não se distrair e não perder o foco da sua rotina.

Mas, como acompanhar de perto e trabalhar a capacitação, engajamento e a motivação do seu time a distância?

Diante desse cenário os corretores precisam automatizar suas atividades para suprir o relacionamento presencial. Um software de gestão é um facilitador para a realização do trabalho, possibilitando um gestão completa da corretora, de maneira digital e com armazenamento de informações na nuvem, sendo possível todos estarem sincronizados independente da localidade. A quantidade de dados fornecidos e a celeridade na realização do serviço online, permite ao corretor de seguros atender mais clientes, preservando a qualidade e assim, manter ou aumentar o seu rendimento mensal.

Novas experiências, até mesmo as indesejadas, redefinem comportamentos e atividades, mudando a percepção e transformando os critérios e escolhas. Com um cenário digital presente, o mercado segurador torna-se menos burocrático e mais acessível em todas as suas etapas. Do home office ao atendimento por videoconferência, tudo é válido para manter a interação social e as atividades profissionais. Essas medidas são ainda mais valorizadas pelos corretores autônomos. O modo de buscar seguros pelo cliente, já mudou em virtude do que se mostra o comportamento diante da pandemia e cada vez mais o produto seguro se torna necessário.

Os corretores precisam se reinventar, treinar e humanizar o atendimento, uma maneira de aumentar os resultados da sua equipe é estar presente, apesar de distante. As pessoas também estão em casa e possuem mais tempo para visualizar uma apresentação ou agendar uma conversa, portanto aproveite esse momento para estimular a interação social, sendo intensificada por meio de canais digitais. Tudo o que você fizer hoje, terá impacto nos próximos 12 meses e estará voltado à sua carteira de clientes.

Este momento acabará por consolidar uma realidade que já vinha acontecendo, mesmo antes da necessidade de medidas restritivas por causa do coronavirus, as corretoras já aderiram a ferramentas digitais que possibilitava os profissionais trabalharem de qualquer lugar. Os tramites burocráticos podem ser realizados online ou serem realizados com hora marcada, seguindo todas as medidas de segurança ditadas pelas autoridades de saúde, como uso de máscara, distanciamento pessoal e uso de álcool gel. Com a equipe, você pode utilizar o WhatsApp Business para criar um grupo (aprenda aqui como potencializar isso) e conversar sobre experiencias do que está dando certo para cada corretor. Além do WhatsApp, as ferramentas digitais como smartphones, aplicativos e até o próprio sistema de gestão da sua corretora permite um aproximação melhor do cliente. Criar canais de comunicação para se manter ativo no relacionamento com colaboradores e clientes, realizar lives informativas nos canais Instagram e Facebook são maneiras de auxiliar sua equipe a ter contato frequente entre com seus prospects.

O atendimento e a prospecção de clientes por meio de canais digitais já era uma tendência crescente dentro do setor de seguros, a pandemia acelerou o processo de virtualização do mercado e as corretoras tiveram que agir rápido para colocar o time em home office, preparando os colaboradores a continuarem ser proativos e lidar com inúmeras situações.

Não sabemos qual será o futuro, mas a automatização dos processos, inteligência em dados e a tecnologia já é uma realidade dos corretores de seguros.