Coronavírus e o novo normal para os negócios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Todo momento difícil traz aprendizados importantes, a crise que ocorreu em decorrência da pandemia do coronavírus, trouxe o ensinamento para os brasileiros da importância da tecnologia nos processos de trabalho. As empresas que já estavam habituadas com esse modelo não sofreram tanto com os impactos, resultando em ações que já eram realizadas e continuando firme em seu propósito, porém as empresas e corretores autônomos que não previam essa mudança de comportamento, o isolamento social e a inserção de ferramentas digitais em sua rotina, precisam acelerar a modernização que por alguns era há tempos planejada, mas nunca executada.

Vivemos tempos de mudança e a principal virtude para se manter ativo profissionalmente nos dias de hoje é a capacidade de adaptação. Neste cenário a modernização do corretor de seguros chega em alta velocidade no quesito tecnologia, novas ferramentas e inovações de forma geral são bem-vindas, principalmente quando existe a melhora no aumento de performance da corretora. O corretor tradicional precisa se modernizar e enxergar o novo normal como oportunidade, ampliando a presença e complementando o relacionamento com sua carteira de clientes e leads. Vender digitalmente, fidelizar clientes com o relacionamento online, ser uma corretora multi-canal e abrir o leque de opções para as pessoas escolherem como querem ser atendidos.

O corretor tradicional ficou por muito tempo mais distante do mundo da tecnologia porque não houve uma preocupação em fazer parte do mundo digital, mas nunca é tarde. O perfil do consumidor mudou neste novo normal e é preciso estar atento à essa mudança, home office, reuniões via vídeo conferência, assinatura de contrato digital, sistema de gestão e multicálculo. Implementar tecnologias que permitem que o corretor de seguros possa atuar remotamente, trabalhando de maneira eficiente. O momento do novo normal trará desafios para o corretor e o setor segurador tem perspectivas positivas neste momento. O corretor de seguros tem sido essencial junto ao consumidor e à sociedade, levando tranquilidade para todos pelas coberturas que o seguro oferece, estando próximo na necessidade de uma assistência ou de uma orientação.

A consequência da modernização do corretor de seguros é possuir maior informação, informatização e a entrega de respostas rápidas e com segurança, além ampliar sua presença digital. Atuar home office, estabelecer novas formas de trabalho com os colaboradores, aprender como fazer sem tempo para ensaio, em épocas de crise o corretor de sempre apresenta uma demonstração clara do seu poder de adequação à situação, mostrando criatividade, superação, adaptação aos novos tempos.

Tudo é novo, tanto para o corretor e para o consumidor, o recomendado é não parar diante da situação atual, e ao contrário, estar ativo e atento aos acontecimentos, principalmente no uso das tecnologias para a melhora da sua empresa. É importante que o corretor revise seu papel no mercado e comece a utilizar a tecnologia para automatizar processos burocráticos. A modernização pode ser vista como alavanca para geração de negócios e como um meio de proporcionar funcionalidades para a corretora como acompanhamento de propostas, sinistros e cotação, melhorando a experiência do cliente.

Antigamente o corretor era visto apenas como um vendedor de seguros, com a transformação digital, o corretor passou a ser percebido como consultor e influenciador na venda de seguros, indicando qual a melhor seguradora de acordo com o perfil do cliente. Em um futuro não muito distante, o corretor de seguros será um agente que irá ajudar o usuário a entender melhor as funcionalidades de cada modalidade de seguro, captar possíveis clientes e conectá-los aos melhores produtos. Sem dúvidas, a modernização é fundamental para o desenvolvimento do setor e para o processo de inovação do corretor de seguros.