Modernização do corretor de seguros em tempos de crise

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Diante da pandemia do coronavírus, o corretor de seguros precisa de um plano B para enfrentar este período difícil. Vivemos tempos de mudanças cada vez mais aceleradas e o isolamento social juntamente com a crise, traz insegurança e instabilidade, mas também apresenta novas oportunidades. Apesar de estarmos em meio a uma pandemia e cumprindo medidas do isolamento social, os processos de negociação e fechamento para seguros continuam acontecendo. Todo esse cenário abriu caminho para um novo comportamento de consumo no Brasil, a primeira mudança que está acontecendo por parte do consumidor é “estar disposto” a escutar sobre seguro. Neste momento existe uma preocupação maior em torno de proteção e sobre as incertezas do futuro.

Com experiências novas ninguém poderia prever que as empresas teriam que se modernizar e realizar diversos processos, principalmente o trabalho home office. Apesar de estarmos em meio a uma pandemia e cumprindo medidas do isolamento social, os processos de negociação e fechamento se tornaram quase totalmente digitais. Neste momento o papel principal dos corretores é melhorar sua performance. Testar, errar, testar, acertar, corrigir rápido, mudar e testar novamente. Quem estiver melhor preparado vai sair na frente e conseguir se recuperar, crescer e aumentar market share.

Quanto mais adaptados as mudanças e identificar as oportunidades do que efetivamente funciona, mais próximo de possuir uma operação que gere maior retorno. Ao analisar o cenário pós pandemia ainda é incerto como as pessoas irão se adaptar, o que é certo nesta realidade é o uso da tecnologia. Ao agregar um sistema de gestão e multicálculo em sua corretora é possível automatizar diversos procedimentos, antes extremamente burocráticos.

Com tudo muito novo, para manter sua corretora competitiva no mercado é essencial utilizar todos os recursos ao seu favor. Isso porque uma segunda realidade no mercado de seguros, é o cliente buscar informações de maneira digital, sendo um canal rápido e prático. O brasileiro como um todo passou a consumir cada vez mais o meio digital e a venda remota, formas que potencializaram a oferta do seguro, rompendo barreiras físicas. Portanto o corretor de seguros precisa se adaptar aos novos canais, pois os clientes estão cada vez mais abertos e mais adaptados a essa forma de interação. Em um mercado tão dinâmico e competitivo como o segurador, estar presente em todos os canais possibilita uma abrangência maior do seu negócio.

No momento atual os clientes também estão receosos com o futuro e cada vez mais o cliente precisa do corretor para se sentir um pouco seguro. O novo normal certamente trará inúmeras oportunidades no mercado segurador, a começar com a tranquilidade financeira que ele traz para quem conta com este tipo de planejamento. Conforme os meses passam, o foco das corretoras se volta para o período pós-quarentena. Quanto mais automatizado e personalizado sua corretora conseguir adaptar as operações, melhor será a retomada dos negócios. Com o novo normal é essencial atuar de forma rápida e moderna, demonstrando agilidade, empatia e habilidade em resolver as questões de uma maneira mais fluída.