A importância de uma boa relação com o segurado.

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COMUNICAÇÃO. Essa palavra é talvez a mais importante para qualquer empresa que pense em se destacar principalmente no século XXI.

Desde muito tempo empresas do mundo inteiro vem buscando sempre as melhores soluções para melhorar o seu relacionamento com o cliente.

O motivo principal disso é que o ser humano tem a necessidade de se sentir seguro. E isso é uma questão biológica da nossa espécie, nós temos a necessidade de ter algo onde podemos nos amparar.

Esse foi o um dos grandes motivos para a formação da sociedade e que fez com que nos desenvolvêssemos até onde chegamos hoje.

Se você atende bem o seu cliente mostrando que sua companhia se preocupa com ele e que pensa em seu bem estar, automaticamente ele vai associar sua empresa a um ambiente seguro.

Quanto mais o cliente se sentir valorizado, tiver problemas e dúvidas resolvidas, mais ele será fiel a sua empresa e trará mais pessoas para a sua companhia por meio de indicações.

E isso se torna ainda mais relevante no mercado de seguros. Pelo fato de envolver riscos, perdas e dores, o segurado tem uma necessidade ainda maior de se sentir seguro e confortável com o serviço contratado.

Muitas empresas acabam negligenciando o seu setor de comunicações sem ter ideia de como ele é fundamental para a saúde de sua empresa. E acabam perdendo muitos clientes com isso.

Existem algumas medidas que você pode tomar para melhorar a sua relação com o cliente, coisas simples e que parecem até obvias, mas que poucas empresas se preocupam em fazer.

O primeiro ponto é entregar uma mensagem clara para o seu cliente. É de suma importância que ele saiba exatamente o que está fazendo, seus benefícios e suas obrigações.

Muito além de deixar o cliente mais seguro e conhecendo todos os passos do processo, você ainda evita problemas futuros que podem ocorrer por alguma falha na comunicação.

Transparência é tudo!

Outra coisa que é simples e poucos fazem é ter um atendimento personalizado. As pessoas são diferentes umas das outras, precisam de atenções diferentes.

Alguns gostam de ter mais espaço para pensar melhor e tomar decisões, outras precisam de alguém ajudando em cada passo dos processos que envolvem o plano escolhido.

Cabe a empresa ter a sensibilidade de entende com qual tipo de cliente está lidando e agira da forma mais adequada e personalizada possível.

Ouvir e mostrar empatia são outros dois fatores chaves para o sucesso na relação com o segurado. Comunicação é uma via de mão dupla, as pessoas precisam ouvir e ser ouvidas.

Faça com que seu cliente perceba que você se importa com ele, e ouça com atenção tudo que ele tiver para lhe falar.

Se você já estudou em algum momento sobre Soft Skills, sabe que competências como saber se comunicar são cada vez mais importantes no dia de hoje.

Se você ainda não sabe oque são as Soft Skills, vou te contar um pouco sobre elas e como elas vem revolucionando a forma como as empresas contratam e se comportam.

Soft Skills são competências como boa comunicação, liderança, proatividade, transparência. Ou seja, são habilidades que competem a comportamento profissional e personalidade.

Cerca de 90% das demissões ocorrem pela falta de Soft Skills necessárias para ocupar um cargo. Isso ocorre porque as empresas quando vão contratar olham apenas o currículo técnico da pessoa e analisam suas formações acadêmicas.

Acontece que muitas vezes esse profissional não tem as competências de personalidade necessárias para o cargo que ocupa e isso é a principal causa dos desligamentos nas empresas.

Como comunicação faz parte das Soft Skills, é de suma importância que você desenvolva e incentive isso em todos os colaboradores de sua companhia.

Em um ambiente onde se trabalha com sinistros e perdas, ter pessoas com um comportamento profissional adequado cuidando de seus clientes é algo que toda empresa deve se preocupar.

E é o que leva ao último, mas não menos importante, ponto que quero tocar aqui. Para ter uma boa comunicação com seu cliente é necessário que você pense nisso desde a seleção dos funcionários de sua empresa.

Qual o perfil de pessoa você quer na sua seguradora? Quais as Soft Skills alguém precisa para ser seu funcionário e lidar diretamente com seus clientes?

Uma boa gestão de RH é o que fará toda a diferença, não apenas no relacionamento com o cliente, mas em toda a saúde da sua seguradora.

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