A tecnologia pode substituir os corretores de seguros?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em um mundo altamente conectado, onde a velocidade da informação é incontestável, além de uma maior variedade de opções no mercado, as pessoas cada vez mais exigem serviços qualificados e respostas rápidas. Assim como futuro do trabalho prevê o surgimento de profissões, outras carreiras podem simplesmente desaparecer ou ganhar novos contornos com o avanço da tecnologia. Em tempos cada vez mais digitais, a tecnologia vem para agregar o trabalho dos corretores, com o passar dos anos está cada vez mais em pauta o uso de aplicativos e softwares que otimizam o trabalho dos corretores de seguros. Nesse contexto as corretoras de seguros estão modificando seu papel dentro do mercado, apostando em diversos tipos de tecnologia que facilitam o relacionamento com seus clientes.

Se for para aprimorar os procedimentos e alavancar a vendas no segmento, por que então, os corretores de seguros têm tanto receio da inteligência artificial?

A tecnologia traz soluções que podem afetar mecanismos e formatos de vendas, trazendo mais facilidade para os corretores de seguros. Sendo assim as corretoras de seguros devem se adaptar a tecnologia, sempre lembrando que a internet é um meio, e não um fim. Nesse cenário o corretor tradicional precisa se modernizar e enxergar o mundo digital não como uma ameaça. A tecnologia se torna uma aliada para a vida do profissional e uma grande oportunidade para o setor. A tecnologia ajuda a trazer clientes para o mercado e facilita processos operacionais, mas não substitui a consultoria prestada por um especialista, então pode-se concluir que o atendimento humano é a estratégia principal.

Embora os avanços tecnológicos sejam diários e constantes, o dia-a-dia do corretor de seguros é movimentado e repleto de atividades. Nada mais justo que ele poder contar com plataformas que o ajudem no trabalho desenvolvido. Para exemplificar ferramentas que podem ajudar o corretor a aperfeiçoar o trabalho, temos o Moshe Cal, uma ferramenta multicálculo para cotação e transmissão de propostas de seguros com integração web-service com as seguradoras. Leia mais sobre ela aqui.

No futuro – não muito distante – de acordo com muitos especialistas, o corretor de seguros será um agente que irá ajudar o usuário a entender melhor as funcionalidades de cada modalidade de seguro, captar possíveis clientes e conectá-los a novas soluções. A reinvenção vai ser algo fundamental para os corretores de seguros, não substituindo totalmente o corretor, a tecnologia age como uma aliada, apontando tendências de acordo com a inteligência artificial.