O que é o funil de marketing para corretora de seguros?

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A motivação para usar o funil de marketing significa na prática validar o conceito do aumento de leads qualificados através de fluxos automatizados. Por meio da gestão desses contatos é possível utilizar soluções como CRM, software de gestão e funil de vendas, tendo como resultado um maior e melhor gerenciamento das métricas que estão sob o controle do gestor.  A cada dia que passa novas corretoras e corretores surgem no setor e o que você precisa fazer é agir para se destacar perante esses novos players. Como já pontuamos anteriormente, é essencial no planejamento estratégico de comunicação da sua corretora, ter ações com foco em marketing digital. Devido a aceleração da transformação digital, a grande maioria das empresas implementou em sua rotina fluxos digitais simplificados como, reuniões via Google Meet ou Zoom, uso maior do WhatsApp e Skype para troca de mensagens, além da internet como divulgação principal dos serviços e produtos da sua corretora.

O comportamento do consumidor mudou na pandemia, com maior tempo sendo gasto na internet e em redes sociais, ter uma presença digital bem estruturada torna sua marca vísivel, neste momento em que o seguro se torna um grande aliado das pessoas. Geralmente antes de fechar um contrato o futuro cliente busca em média até três empresas e realiza diversas cotações. Nessa jornada ganha a corretora de seguros quem for mais rápida e digital. O funil de marketing é similar ao funil de vendas e usa a metáfora simbólica de um funil com etapas para representar todo o comportamento do lead ao entrar em contato com sua empresa.

Quais etapas do funil de marketing?

As etapas de um funil representam o caminho que o lead precisa realizar até o envio de uma solicitação de orçamento. O primeiro item que você precisa ter em mente é que todos os pontos de contato com o lead fazem parte do funil, desde a primeira mensagem até a confirmação do negócio. Pensando nisso, listamos todas as etapas do funil de marketing para corretora de seguros.

A primeira etapa é chamada de Topo do Funil, seu objetivo é atrair o maior número de visitantes para os seus canais de comunicação, tanto os tradicionais, quanto os digitais. Nesta etapa os conteúdos desenvolvidos não precisam ser diretamente sobre sua corretora, os produtos ou tipos de serviços. É recomendado desenvolver conteúdos sobre temáticas relevantes para seus leads, como por exemplo: “Quais benefícios de se ter um seguro”, “Como contratar um seguro de maneira digital”, “Quais seguros indicados para residência”, entre outros. O comportamento do usuário nessa etapa não possui objetivo de contratar algo e sim de entender melhor sobre um problema ou dúvida que possui. Para as questões anteriormente levantadas, é possível responder alguns desses problemas como por exemplo: “Qual benefício de contratar um seguro?”, “Onde encontrar um corretor de seguros?”, “Seguro residêncial vale a pena?”. A maioria dos visitantes que estão nessa etapa nem sabem que tem um problema e que o seguro pode ser a solução para esse problema.

Além de criar o conteúdo para a primeira etapa, é possível também investir em outros canais para atrair leads como estratégia de mídia paga com Google Ads, conteúdo nas redes sociais com Facebook, LinkedIn e Instagram, aumentar posicionamento orgânico com SEO.

Na segunda etapa do funil de marketing, o cliente em potencial já descobriu que possui uma necessidade e está em busca de soluções. O Meio do Funil indicará para o lead que ele está no controle da decisão, portanto nesta etapa os conteúdos precisam sempre estar relacionados com vantagens e benefícios, além de utilizar comparativos ou listagens. Esse tipo de conteúdo apresenta ao usuário quais são as opções do mercado que oferecem uma solução para o problema ou dúvida em questão. Para essa etapa o recomendado são conteúdos como “Quais diferenças entre seguro x e seguro y”, “Prós e contras do seguro residêncial”, “Quando contratar o seguro viagem”, entre outros. Essas temáticas são relacionadas às dúvidas dos usuários e portanto se tornam conteúdos extremamente assertivos.

Dentro do funil de marketing a terceira etapa é representada pelo Fundo do Funil, onde o comportamento do consumidor indica uma decisão, e é neste momento que os conteúdos devem indicar sua corretora de seguros como principal na resolução dos problemas anteriores. Agora sim, este é o momento de falar mais sobre os produtos, serviços, atendimento que sua empresa oferece, demonstrando todos seus pontos fortes e vantagens. Esse conteúdo também serve para fortalecer a imagem da sua marca perante o mercado, construindo autoridade ao sinalizar todas as etapas com as principais dúvidas ou problemas e em seguida já disponibilizando a solução desses conteúdos. Para essa etapa tenha conteúdos como “Quais documentos necessário para contratação do seguro residêncial?”, “Qual prazo do seguro auto?”, “Qual corretora de seguros atende a seguradora X?”, entre outros.

Compreender qual é a jornada de compra do seu cliente é essencial para que você possa escolher quais os conteúdos para cada etapa do funil de marketing, desenvolvendo assim textos assertivos que visam atrair a atenção das pessoas que estão interessadas em seguros.

Como o funil de marketing pode te ajudar a vender mais?

Comunicar para um mercado de massa esperando atingir alguém que nunca ouviu falar da sua marca só resulta em desperdício de tempo e dinheiro. O potencial econômico da internet para o mercado de seguros certamente é real, as pessoas não querem sair da rotina para ir buscar uma corretora e proteger seus bens, portanto a internet é o canal mais indicado para alcançar esses usuários. Amplo, mas não necessariamente um caminho fácil, existem diversas empresas que têm se aventurado nesse ambiente para tentar se apropriar de uma fatia do mercado, porém antes de começar a entrar nessa disputa saiba que você irá precisar controlar bem todos os fluxos da sua empresa.

Você pode começar investindo em um sistema de gestão com CRM e funil de vendas, integrando esses sistemas ao funil de marketing da sua corretora, o gestor passa a acompanhar toda a jornada de consumo do usuário, em outras palavras, é possível mapear todos os conteúdos disponíveis e entender em qual etapa do funil essa pessoa está, sendo no topo, meio ou fundo de funil. Ao solicitar um contato do corretor o lead já possui informações relevantes do que procura e muitas vezes chegará já mencionando algum produto da sua empresa. Portanto a corretora de seguros que oferecer informações de qualidade, uma experiência de compra excelente e visualizar todo o funil de marketing e de vendas será uma empresa que está no caminho certo para ter maior vantagem competitiva.